FW: Municípios elaboram plano de saneamento de resíduos com apoio do Governo Estadual

            O Governo do Estado e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) lançaram, nesta segunda-feira (18), o programa de apoio à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento de Resíduos Sólidos. Com a proposta de dotar os municípios do interior de aterros sanitários e desenvolver trabalhos na área de saneamento básico, proteção dos mananciais, tratamento e distribuição de água, o plano deve integrar o calendário de investimentos no Estado com a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
            A segunda edição do PAC visa a realização de obras e a elaboração de projetos de água e esgoto nos municípios brasileiros. Para acessar aos recursos, os municípios precisam ter um projeto na área de saneamento básico para apresentar, afirmou o  vice-governador, José Melo, durante o lançamento do programa de apoio. “No PAC II, o próprio Governo Federal já destacou recursos para esse fim, mas Estados e municípios devem estar preparados para captar esses recursos. É preciso ter programas, apresentar todas as certidões e os projetos específicos. Dessa forma, é possível acessar com maior facilidade os recursos que já estão consignados”.
            Com apoio financeiro de R$ 1 milhão do Governo do Estado, o Plano de Resíduos Sólidos deve ser concluído até julho de 2012 e vai atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com atenção especial a proteção de mananciais, o tratamento e a distribuição de água, além da criação de redes de esgoto e de aterros sanitários.
            “É um projeto importante porque garante mais qualidade de vida para a nossa população e também responde a outros problemas que enfrentamos”, disse o vice-governador ao se referir ao risco que a concentração de aves em razão de lixões próximos a aeroportos provoca para a aviação.
            Segundo a AAM, gestora do projeto, 45 municípios do interior já aderiram ao programa. Dividido em sete etapas, a previsão é de que o plano seja concluído até julho de 2012. Na fase de estudos, o plano vai identificar as estruturas de saneamento dos municípios.

Fotos: Chico Batata / AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: