QUEM ERA ODAIR CARLOS GERALDO PREFEITO ASSASSINADO DE COARI

Odair Carlos Geraldo era natural do município de José Bonifácio, interior de São Paulo, próximo a Ribeirão Preto. Ele veio para o Amazonas em 1976. Cursou Faculdade de Medicina na Universidade do Amazonas formando-se em 1986. Casado pela terceira vez, o prefeito de Coari deixou 3 filhos, dois do primeiro casamento e 1 do segundo. Quando faleceu era casado com a então Deputada Estadual Marcia Costa. Odair disputou duas eleições em Coari: a primeira foi em 1990 para deputado estadual, conseguindo apenas uma suplência. Em 1992 elegeu-se prefeito municipal pelo PRP, numa coligação integrada pelo vereador Arnaldo Almeida Mitouso, então seu correligionário.

Antes de ser prefeito de Coari, Odair Carlos Geraldo foi diretor do Hospital de Coari (antiga Unidade Mista de Coari) e superintendente do Pronto Socorro 28 de Agosto em Manaus, já na administração do ex-governador Gilberto Mestrinho em 1991.

Sua carreira política iniciou em Coari quando foi levado para dirigir a Unidade Mista de Saúde de Coari, pelo ex-prefeito Roberval Rodrigues (PFL – 1983 – 1988). Através da medicina em 1990 integrando o grupo do PFL, principal grupo político do município, Odair Carlos Geraldo lançou-se candidato a deputado estadual, dentro do grupo.

Por orientação do já prefeito Roberval Rodrigues e do seu sucessor Evandro Aquino (1988-1993) o candidato de consenso para a Assembléia Legislativa foi Mauricio Barreto. Odair se insurgiu contra o grupo e deixou o PFL transferindo-se para o PDC partido que antecedeu o PRP.

Disputado pelo PRP, Odair Carlos Geraldo obteve pouco mais de 2.000 votos, praticamente o dobro de Maurício Barreto apoiado pelas lideranças políticas do município. Respaldo pelo expressivo número de votos obtidos nas eleições municipais de 1990, Odair Carlos Geraldo lança-se candidato a prefeito de Coari, na sucessão de Evandro Aquino. Ele foi eleito com praticamente a maioria dos votos válidos.

O assassino, vereador Arnaldo Mitouso é bancário licenciado do Banco do Estado do Amazonas. Ele elegeu-se vereador na mesma coligação que elegeu Odair Carlos Geraldo. Mitouso foi eleito presidente da Câmara Municipal de Coari com o apoio do próprio prefeito.

O rompimento entre ambos aconteceu no segundo ano da administração do prefeito Odair e do vereador como Presidente da Câmara. O motivo seria o repasse de recursos da Prefeitura para a Câmara Municipal, que na opinião de Odair Carlos Geraldo era muito dispendiosa para os cofres públicos municipais.

Após o rompimento Arnaldo Mitouso passou a denunciar supostas irregularidades   praticadas pelo prefeito. Mitouso chegou a liderar iniciativas de Comissões Parlamentares de Inquérito para averiguar as denúncias. As propostas de CPI sempre foram derrubadas, já que o prefeito detinha a maioria dos 7 vereadores, de um total de 11, na Câmara.(E.G).
……………….

Texto original do Jornal Amazonas em Tempo.
 

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

4 opiniões sobre “QUEM ERA ODAIR CARLOS GERALDO PREFEITO ASSASSINADO DE COARI

  1. DANIEL BOA TARDE , O DR. ODAIR ERA MUITO MEU AMIGO, E AMANHA SERÁ JULGADO O PREFEITO ARNALDO MITOUSO ACUSADO DE TE-LÓ MATADO, MAS, CONSTA NOS AUTOS QUE, A BALA ENCONTRADA NO CORPO DO DR. ODAIR, NAO ERA DA ARMA DO ARNALDO MITOUSO, LOGO , SE A BALA NAO VEIO DA ARMA DO ARNALDO MITOUSO , ENTÃO COM CERTEZA ELE NAO E O ASSASSINO. PECO A TODOS OS DESENBARGADORES, QUE TENHAM MUITO CUIDADO EM SEUS JULGAMENTO, E NAO COMETAM INJUSTIÇA EM NOME DE UMA JUSTICA.UM ABRACO A TODOS

  2. Ô coariense Eloin Feliz…existe também nos autos o Arnaldo confessando o crime e ainda existe o vídeo insistentemente passado em Manaus onde o próprio Dr.Odair diz que foi o Arnaldo!!! Se Deus quizer a justiça será feita!!!

  3. A JUSTIÇA É OBRIGATORIA ANALIZAR AS PROVAS,OS DEPOIMENTOS PESSOAS QUE ESTAVAM PRESENTES NO DIA DO ASSASINATO DO EX-PREFEITO ODAIR CARLOS GERALDO,SEGUNDO INFORMAÇÕES A PROVAS CONCRETAS QUE ATUALMENTE UM DOS SECRETÁRIOS QUE ANTES ERA SEGURANÇA DO FALECIDO PREFEITO QUE LEVOU UM TIRO PELO ACUSADO É A TESTEMUNHA CHAVE DESTE OMICIDIO,POIS PRESENCIOU O COMERÇO E O FIM,E AGORA COMO FICA???A JUSTIÇA VAI PREVALECER,VÃO MUDAR OS DEPOIMENTOS???HÁ VIDEOS,HA GRAVAÇÃO,A JORANIS QUE FORAM PUBLICADOS NA ÉPOCA,QUE PROVA MAIS QUEREM,LÁ FORA OU SEJA NOS OUTROS ESTADOS JA TEVE CASOS DE MARAJÁS QUE FORAM CONDENADOS DESPOIS DE 20 ANOS E PORQUE AQUI É DIFERENTE,QUE PAÍS É ESSE.QUE PAÍS É ESSE.JUSTIÇA A ESSA FAMÍLIA E AO POVO COARIENSE.

  4. sim mais nem o própio Dr.Odair sabia de quem o atirou pois o mesmo estava bebado juntos com os seguranças pois foi um tiroteio a bala que matou o Dr.Odair carlos Geraldo saiu do revolver de um do segurança dele que o mesmo ficou assombrado com a morte do mesmo pois ele dizia foi eu que matei o Dr mais eu não digo o nome dele anonimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: