Governo do Estado transfere alunos do bumbódromo de Parintins para nova escola de tempo integral

A Escola Estadual Gláucio Gonçalves, que funcionava no Bumbódromo de Parintins, está sendo transferida para o novo Ceti, inaugurado nesta segunda-feira pelo governador Omar Aziz

A primeira escola de tempo integral do interior do Estado, inaugurada nesta segunda-feira, dia 4 de julho, pelo governador Omar Aziz, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), vai receber estudantes da Escola Estadual Deputado Gláucio Gonçalves. A unidade educacional, que funcionava no Bumbódromo, foi desativada e o local passa a abrigar, provisoriamente, alunos da Escola Estadual São José, que recebe reforma, com previsão de conclusão em no máximo um mês. Em seguida, o espaço cultural ficará desocupado para receber a reforma projetada pelo Governo do Amazonas. Ainda neste mês, o Governo do Estado deve entregar em Parintins a Escola Ryota Oyama, também em reforma.

O novo Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), que também leva o nome do ex-deputado Gláucio Gonçalves, começa a funcionar com 761 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, parte deles oriunda da escola do Bumbódromo e outros vindos da rede municipal.

Omar Aziz lembrou que a construção de escolas de tempo integral foram seus principais compromissos de campanha no interior, assim como a entrega de notebooks a todos os professores municipais. “Se os alunos de Manaus têm direito à escola de tempo integral, entendo que os do interior também têm”.

O governador também ressaltou o reajuste salarial de 8% concedido aos professores e uma emenda que deve encaminhar, ainda nesta semana, garantindo o 16º salário aos profissionais das escolas que alcançarem média 8 no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) como outros estímulos para melhorar a educação. Hoje, já são concedidos 14º e 15º salários para quem atinge as metas estaduais no Ideb.

Novos Cetis na capital e interior – O Ceti de Parintins é o 9º construído pelo Governo do Amazonas e o primeiro do interior do Estado. Segundo Omar Aziz, a meta é construir Cetis em 20 municípios. Até o fim de seu governo, serão 50 unidades funcionando em tempo integral na capital e no interior. Hoje são 26, sendo nove no modelo Ceti. A escola de tempo integral de Parintins, cuja construção iniciou em setembro do ano passado, é a primeira obra iniciada e concluída no governo de Omar.

Entre o diferencial das novas unidades está o uso da tecnologia de ponta, uma vez que todas as salas de aula possuem lousa digital. O recurso permite acesso, em tempo real, a conteúdos interativos, portais educacionais e materiais audiovisuais, disponibilizados por professores previamente capacitados. “É um presente para alunos e para nós, professores, que poderemos utilizar toda essa gama de recursos para reforçar a educação e melhorar ainda mais os índices de Parintins”, disse a professora Cristiane Oliveira.

Localizado na zona central de Parintins, na rua Fausto Bulcão, bairro de Palmares, o novo Ceti tem o mesmo padrão das unidades que estão sendo inauguradas na capital, programadas para que o aluno entre às 7h e saia às 17h. A escola possui 24 salas de aulas climatizadas; laboratório de informática com 42 computadores; laboratório de ciências; biblioteca; ambiente de mídias; cozinha industrial; refeitório; auditório; sala de dança; sala de música; sala de arte; gabinete odontológico; enfermaria e salas administrativas.

Construído em uma área aproximada de 10 mil metros quadrados, a unidade de ensino conta ainda com campo de futebol, academia para atividades físicas, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva coberta. “Saímos de uma situação de improviso para um espaço com todas as ferramentas necessárias para que tenhamos uma educação de qualidade, inclusive na parte esportiva. Eu sou atleta e acho que o novo ambiente vai contribuir para melhorar meu desempenho nos Jogos Estudantis (Jeas)”, comemorou Alex Fonseca, 14 anos, estudante do 9º ano. Cursando a mesma série, Jocilene Melo, 13 anos, gostou de saber que sua nova escola tem laboratório de informática e disse se sentir segura em poder estudar em tempo integral e ocupar o tempo ocioso.

Omar Aziz destaca o nível das escolas de tempo integral construídas pelo Governo do Estado, com estrutura, segundo ele, melhor do que as de rede particular. “Estamos dando aos nossos jovens a oportunidade que os pais deles não tiveram. Quanto mais condições nós dermos, mas eles terão oportunidade no futuro”, ressalta.

O gestor da escola, professor Nelson Luiz Nina Goés, destaca a importância da inauguração da nova unidade de ensino em Parintins. “Os Cetis oferecem carga horária diferenciada e de qualidade. Estendê-los ao interior é uma forma de fazer a educação do nosso estado avançar”.

Acessibilidade e inclusão – De acordo com o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, a nova escola é totalmente adaptada aos portadores de necessidades especiais, garantindo acessibilidade a todos. O Governo trabalha um projeto, junto à recém-criada Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde os espaços esportivos, piscina e sala de dança, serão usados para oferecer atendimento de fisioterapia às pessoas com necessidades especiais.

Parintins é referência – Parintins é referência em educação pública de qualidade. Boa parte das unidades estaduais alcançou nota acima da média nacional no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É o caso da escola Gentil Belém, onde o abandono escolar é zero e o índice de aprovação 98%. A escola, que obteve nota 5,0 no Ideb, 2009/2010, resultado acima da média nacional, que foi 4,6, estabeleceu como meta alcançar 6,0 na próxima Prova Brasil, em novembro deste ano, nota projetada pelo Governo Brasileiro para ser atingida apenas em 2021.

O governador Omar Aziz definiu, como meta até o final de sua gestão, que as escolas estaduais do Amazonas deverão estar entre os quatro melhores Idebs do Brasil. Para isso, aumentou o valor do Prêmio Escola de Valor, em que as unidades passam a receber R$ 50 mil para cada categoria em que a média for alcançada. Até o último Ideb, o prêmio era de R$ 30 mil.
Fotos: Alex Pazuello – AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: