Início » 4 » CABO ATRAVESSA O SOLIMÕES PARA LEVAR ENERGIA ELÉTRICA PARA A ZONA RURAL DE COARI

CABO ATRAVESSA O SOLIMÕES PARA LEVAR ENERGIA ELÉTRICA PARA A ZONA RURAL DE COARI

Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.358 outros seguidores

À tarde do último sábado (9) representou um grande avanço para milhares de moradores de centenas de comunidade da Zona Rural do município de Coari. O cabo que vai levar energia elétrica 24 horas por dia para mais de mil famílias ribeirinhas atravessou o Rio Solimões em dois pontos distintos: o primeiro ponto em frente da Comunidade do Itapéua e o segundo ponto em frente da comunidade de Ananidé interligando o envio de eletricidade através de cabo subaquático da cidade de Coari para diversas comunidades rurais. O trabalho de interligação foi concluído na tarde deste sábado (8) envolvendo uma logística complicada em virtude das dificuldades naturais da região.

Nos dois pontos tanto a correnteza quanto o volume de água e a distâncias representaram obstáculos a serem vencidos. As bobinas grandes, contendo o cabo que pesa 90 quilos cada metro quadrado, ficavam sobre uma balsa que foi impulsionada por barcos empurradores que venceram a correnteza com uma velocidade que deu para concluir a travessia dos dois cabos no mesmo dia. Para que o trabalho fosse efetivado com maior rapidez, a prefeitura de Coari deu o apoio necessário para que a logística fosse posta em prática.

Adail Pinheiro, prefeito de Coari, acompanhou pessoalmente os trabalhos de interligação dos cabos de energia elétrica para as comunidades rurais.

O prefeito de Coari Adail Pinheiro, acompanhou pessoalmente à partir das 13:00hs, à bordo da balsa, os trabalhos de travessia dos cabos. Em entrevista a órgãos da imprensa local o prefeito afirmou que esta interligação de energia elétrica é tão importante para os ribeirinhos de Coari a ponto de representar uma revolução no estilo de vida do homem rural. “Quero agradecer à Presidente Dilma, ao senador Eduardo Braga, ao governador Omar Aziz pela iniciativa de trazer o Luz para Todos para Coari” – disse Adail – “a energia 24 horas a um custo barato para a Zona Rural vai significar um salto de qualidade para os ribeirinhos de Coari que terão acesso à novas tecnologias, conforto, qualidade de vida além de possibilitar futuros investimentos que somente são possíveis com a energia elétrica” –concluiu o prefeito.

Moradores das diversas comunidades acompanharam entusiasmados, o lançamento do cabo subaquático. A novidade era aguardada há muitos anos e só não foi implementada por conta da ausência da vontade política das administrações passadas, segundo a visão do morador Valter dos Santos, que observou que até antes do prefeito Adail Pinheiro assumir a administração pública em Coari se ouvia falar mas nunca aconteceu de fato do cabo de energia ser instalado: “Com menos de 2 meses de administração do prefeito Adail nós estamos vendo este movimento em nossa comunidade. Isso é uma iniciativa muito boa para todos nós da comunidade”.

Comunitários recebem com alegria o prefeito que acompanhou de perto os trabalhos de interligação do cabo subaquático que vai levar energia 24 horas para as comunidades rurais.
Segundo o Secretário de Obras da Prefeitura de Coari, Victor Sanchez, o prefeito de Coari Adail Pinheiro conseguiu junto a Eletrobrás Amazonas Energia que esta obra que estava adormecida viesse a sair, se tornando uma realidade. O cabo que atravessou o Rio Solimões submerso, é um cabo de 70 milímetro de revestimento contendo cabos internos de 50 milímetro, sendo um cabo de alta tecnologia. O cabo leva energia 24 horas suficiente para abastecer as residências e iluminar a área externa da comunidade. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: