Início » 11 » A DIMENSÃO DO PLANO EMERGENCIAL PARA COARI E OS REFLEXOS NO COTIDIANO DA CIDADE

A DIMENSÃO DO PLANO EMERGENCIAL PARA COARI E OS REFLEXOS NO COTIDIANO DA CIDADE

Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.358 outros seguidores

A Prefeitura Municipal de Coari colocou em execução um plano de Ação Emergencial para recuperar o município que foi encontrado no dia 1º de janeiro em total precariedade do funcionamento da estrutura administrativa e dos bens públicos, assim como das ruas, iluminação e de segurança. A realidade era desalentadora: prédios públicos abandonados, ruas esburacadas, praças e bairros à escura, matagal tomando conta de ruas e até bairros inteiros, acúmulo de lixo nas vias públicas salários atrasados, índices de criminalidade elevadíssimos eram alguns dos fatores que estavam afetando diretamente a vida do cidadão coariense. Maria Pereira, de 45 anos, moradora do Bairro Itamaraty afirmou à reportagem que “somente nós que moramos no município sabemos o quanto Coari estava abandonada… Dava até vergonha de ver a cidade naquela situação” – disse a doméstica.
O Plano Emergencial lançado por Adail Pinheiro, surgiu exatamente desta necessidade urgente de tirar a cidade da situação de abandono em que se encontrava, afirmou o Secretário de Comunicação Walcione Tavares: “Era inadmissível que a situação de precariedade continuasse, os cidadãos esperavam uma resposta rápida da administração municipal para os problemas que assolavam a cidade, e o prefeito Adail Pinheiro adotou estas medidas que se revelaram muito positivas, conforme já é possível constatar”. Segundo o secretário o benefício imediato foi para a população de Coari, que é o foco principal da gestão de Adail: “Os cidadãos de nossa terra são os que merecem toda a dedicação e trabalho para que a qualidade de vida chegue como uma realidade e não apenas como promessas…”. Coari hoje vive a realidade desta mudança positiva, disse Walcione, o secretário afirmou que já dar pra perceber nas ruas e praças e na vida das pessoas que dão a resposta através dos meios de comunicação.
Segundo informações levantadas junto à Secretaria de Obras de Coari, os números revelam esta dimensão que é o Plano Emergencial e sua importância dentro do contexto do município. “É indispensável cuidar dos bens públicos, uma obrigação que a Prefeitura de Coari na gestão do prefeito Adail Pinheiro não podia ser furtar” – disse Victor Sanchez, Secretário de Obras. Estamos recuperando escolas, sem as quais é impossível iniciar o ano letivo. Temos que recuperar as Unidades Básicas de Saúde e Hospital para poder atender os usuários de saúde que estavam com atendimento precário. Nas Unidades Básicas de Saúde estão sendo reparadas desde a cobertura, gradil, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias além de recuperação dos forros, esquadrias, divisórias e da pintura geral dos 12 prédios existentes na cidade. “No Hospital não é diferente, assim como nas escolas. É um trabalho que somente que utiliza estes espaços públicos percebe a importância” – disse Victor.

A cidade que estavam no escuro, com praças e ruas e logradouros públicos expostos ao descaso favorecendo a sensação de insegurança colaboravam para o avanço dos índices de criminalidade. Os trabalhos necessários e indispensáveis para mudar esta realidade compreendiam a recuperação de 1.710 pontos de iluminação, que foram efetivados e que deixaram a cidade de Coari, literalmente às claras.

Jardins abandonados, prédios públicos deixados ao acaso com todo o tipo de erva daninha, canteiros centrais tomados pelo matagal, jardins das praças completamente abandonados, além de demostrar desleixo do administrador público, ainda tornavam feia a cidade. A necessidade foi contemplada na manutenção de Jardins, Praças e Logradouros Públicos. Ações como limpeza, controle de pragas e ervas daninhas, remoção de entulho e recuperação da área de jardins, plantação de mudas ornamentais, replantio de grama, aplicação de fertilizante, adubação orgânica e etc.

Para a limpeza da cidade foi formado um verdadeiro batalhão de colaboradores, em face aos problemas existentes. Cerca de 750 pessoas envolvidas no trabalho de limpeza das ruas, carros coletores, capinação, limpeza e pintura de meio fio. A limpeza atinge cerca de 15 bairros da cidade e 2 estradas de grande movimentação. Uma ação que retirou toneladas de entulhos das ruas da cidade de Coari.
A Educação, a Saúde, a infraestrutura Urbana e Rural, limpeza pública, coleta de lixo, prédios públicos entre outros foram ou estão sendo alvos de uma atenção especial por parte da Prefeitura de Coari. A recuperação urgente destes e de outros aspectos da administração do município tem está gerando emprego e renda e repercutido positivamente entre os moradores do município. “Minha rua era muito escura, agora temos luz e segurança para sair de casa” – disse Dona Antonia Silva, 54 anos, moradora do bairro Urucu.

“No primeiro momento foram gerados cerca de 1600 empregos diretos com a ação emergencial, sem falar dos empregos indiretos” – afirmou o Secretário da Casa Civil Daniel Maciel. De todos os depoimentos ouvidos pela reportagem, as ações mais elogiadas dizem respeito à limpeza pública, segurança e o pagamento do funcionalismo que está atualizado. Entusiasmado, o jovem Vanderson Pereira, 18 anos, resumiu o que percebeu nestes últimos dias em Coari: “Atualmente cidade está muito movimentada, gente trabalhando para todos os lados… Não estavam assim antes, há dois meses a realidade era bem diferente, lixo por toda parte, violência, desemprego e salários atrasados”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: