Governo do Amazonas lança Pro-Rural

O Governo do Amazonas lança, nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, o Programa Estratégico para Transferência de Tecnologia/Pro-Rural (Residência Agrária), cuja meta é contratar 180 pessoas, sendo 10 coordenadores de projetos e 170 técnicos recém-formados em nível superior e médio para atuar como agentes de transferência de tecnologia no interior do Estado. Serão investidos R$ 22 milhões da parceria firmada entre Sepror e Fapeam, e a previsão é de que os técnicos já estejam em campo em abril deste ano.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM).

Os técnicos contratados receberão um pacote tecnológico desenvolvido em centros de pesquisas, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e tornarão essas tecnologias acessíveis aos produtores rurais do interior do Amazonas. Um importante diferencial é que essas tecnologias além de serem acessíveis não podem gerar impactos ambientais.

Serão dez áreas de abrangência, com foco na juta e malva; pecuária sustentável; piscicultura; manejo madeireiro; avicultura; borracha; fruticultura; e olericultura. Além dessas áreas de produção, haverá também apoio para as áreas de organização social e comercialização.

Criando opotunidades de emprego e renda – Todos os 62 municípios serão beneficiados tanto na geração de emprego e renda quanto na questão de absorção de tecnologias novas que ainda não estão disponíveis aos produtores.

Será feita a difusão tecnológica transferindo a tecnologia e melhorando a vida de homens e mulheres do campo. Também haverá um aumento significativo na produção de alimentos e cadeias não alimentares.

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: