Início » 7 » Governador do Amazonas em exercício, José Melo, destaca ritmo forte das obras do Prosamim na Bacia do São Raimundo

Governador do Amazonas em exercício, José Melo, destaca ritmo forte das obras do Prosamim na Bacia do São Raimundo

Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.358 outros seguidores

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, esteve na manhã desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, em duas áreas da Bacia do São Raimundo, zona sul de Manaus, para acompanhar o andamento das obras de demolição da terceira etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que estão ocorrendo no local. Ele destacou o ritmo forte dos trabalhos e estimou para março do ano que vem a entrega das obras nas áreas.

José Melo visitou o trecho da avenida Kako Caminha e também da rua Presidente Dutra, onde deve ser construída a maior quadra-bairro do projeto, com 234 unidades habitacionais. De acordo com Melo, a vistoria nas obras é uma orientação do governador do Amazonas, Omar Aziz. “Nós estamos vendo aqui que está num ritmo bastante forte. Nessa parte da frente da orla, que pega a partir da ponte no sentido do rio Negro, as casas já foram praticamente todas derrubadas, estamos retirando os entulhos para quando o rio voltar a secar nós possamos entrar novamente aqui com toda a força. Se Deus quiser até no máximo março do  próximo ano essa etapa do Prosamim estará pronta”, afirmou o governador em exercício.

O diretor-presidente da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Sidney de Paula, e representantes da empresa responsável pela demolição acompanharam o governador em exercício durante a visita.

No Prosamim da Bacia do São Raimundo, que engloba os bairros do São Raimundo, Presidente Vargas, Glória, Aparecida e pequena parte do Centro, está previsto um total de 3.591 demolições de casas. Até agora, de acordo com a Suhab, 1.138 famílias foram indenizadas, sendo 1.007 ano passado, quando iniciaram as intervenções no mês de setembro, e 131 famílias indenizadas em 2013. O recurso pago ultrapassa R$ 35 milhões. Em toda a Bacia do São Raimundo serão erguidos novos parques residenciais, com um total de 780 unidades habitacionais. Estão previstas construções de 390 moradias no bairro Presidente Vargas, 156 no bairro de Aparecida e 234 no bairro do São Raimundo.

No bairro de Aparecida, uma galeria de 240 metros será construída no final da rua Ramos Ferreira para macrodrenagem. Nesta área também será construído um parque de 8.840m2. No mesmo local o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus executa ainda obras de terraplanagem. A meta, de acordo com José Melo, é também finalizar a obra em março do ano que vem. “Também estará pronta a parte do lado oposto da ponte que fica na Aparecida, onde vamos retirar mais de 1.500 casas para que lá também possamos concluir até março não só a retirada das casas como também a construção dos blocos que vão abrigar as famílias”, pontuou.


Ainda segundo José Melo, durante reunião de trabalho ocorrida na última quarta-feira, ficou acertada a aceleração da retirada das casas do Prosamim II no trecho da Betânia e do Igarapé do 40. “É aquela área que ano passado sofreu muito com a enchente histórica. Nós vamos acelerar para que ano que vem essa área não passe pelo mesmo problema”, finalizou o governador do Amazonas em exercício.

Prosamim na Bacia do São Raimundo – O Prosamim III vai urbanizar 824 metros da orla do Igarapé São Raimundo, entre a ponte Fábio Lucena e o Beco Coronel Salgado. No Igarapé São Raimundo serão erguidas 234 unidades habitacionais e construído o Parque da Cultura Amazônica, com 1.970m2. Na margem direita do Igarapé São Raimundo o Programa irá urbanizar uma área de 930m, entre a ponte Fábio Lucena e a rua da Glória.

A Bacia vai ganhar mais de 50km de  rede coletora de esgoto e ainda contará com o reflorestamento de 322.000 m2 de áreas degradadas.

O Programa também está executando obras e demolições na orla do Rio Negro, de onde devem sair 306 famílias. Ao todo, 730 metros de área serão urbanizados.

Cheia em Eirunepé – Durante a visita ás obras do Prosamim, o governador do Amazonas em exercício, José Melo, comentou sobre a situação do município de Eirunepé, na calha do Juruá, que está começando a sentir os efeitos da subida das águas. De acordo com ele, a Defesa Civil do Amazonas está acompanhando o nível das águas em todo o Estado e vem atuando de forma preventiva junto aos municípios.

“Nós estamos com a expectativa de uma cheia fora do comum tanto no Juruá como no Alto Solimões. Mas já estamos monitorando. Nossa Defesa Civil, juntamente com a Defesa Civil dos municípios. A orientação que nós demos aos prefeitos é para que eles decretem situação de emergência assim que as águas cheguem ao limite de emergência. Para que não só o nosso Governo, mas o Governo Federal possam numa ação conjunta atuar nessas duas calhas que estão na iminência de uma situação de emergência”, explicou.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a calha do Juruá, onde fica a cidade de Eirunepé, está em situação de atenção, o primeiro nível numa escala de quatro. Existe a possibilidade de o rio Juruá evoluir para o nível de alerta, o segundo na escala de medição. Ainda segundo o órgão, o rio está subindo dentro da normalidade para o período e, por enquanto, a competência das ações é do município.

De forma preventiva o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, está enviando alertas preventivos com orientações dos procedimentos iniciais que devem ser adotados pela Prefeitura. Esses boletins preventivos começaram a ser enviados há 15 dias. Os quatro níveis determinados pela Defesa Civil são nível 1 – situação de atenção; nível 2 – situação de alerta; nível 3 – situação de emergência; nível 4 – estado de calamidade pública.

Fotos: Chico Batata / Agecom


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: