OS VEREADORES COARIENSES INTIMIDADE COM A TRIBUNA

Muitos dos vereadores eleitos de Coari terão como desafio principal enfrentar a tribuna do parlamento coariense. Há apenas dois vereadores que vieram da legislatura passada e já sabem o que significa encarar os microfones para fazer o discurso e defender suas ideias… Muitas vezes com embate. Os outros 13 vereadores confrontarão a tribuna pela primeira vez.
Historicamente, ou por falta de habilidade ou por temor, em todas as legislaturas há vereadores coarienses que nunca usam ou raramente usam a tribuna para de lá fazer valer os interesses dos seus eleitores. O silêncio dos discursos passa a ser uma opção de estilo de representatividade vazia e ineficaz. Por outro lado, há outros que quando usam a tribuna o fazem atropelando o bom português, sem preparo algum, tecendo discursos sem pé nem cabeça. Por fim, há aqueles que utilizam da retórica como recurso forte e eficaz da democracia e da representatividade.
Dado ao pequeno ambiente que é a sala das sessões da Câmara de Coari e que comporta um número também pequeno de espectadores, seria importante que a direção da casa visse um meio dos discursos de seus membros terem um alcance maior. Como exemplo o Senado e a Câmara Federal, assim como grande maioria das câmaras estaduais que utilizam os meios de comunicação de massa (rádio, tv e internet) para que os cidadãos acompanhem os pronunciamentos de seus representantes. Seria uma boa alternativa a direção de Câmara Municipal de Coari buscar meios para que os coarienses pudessem acompanhar da mesma forma os pronunciamentos dos vereadores eleitos para representar os cidadãos coarienses.
Assim os eleitores poderiam ter mais recursos para avaliar e conhecer melhor aqueles que estão com a missão de legislar em favor do povo. Seria uma boa forma de avaliação, uma alternativa para a política paternalista “do é dando que se recebe”, uma forma de influenciar melhor a futura escolha do representante através de uma nova mentalidade política. Assim, ao usar a tribuna o vereador estaria falando não apenas para o presente, mas para o futuro, e o cidadão estaria ouvindo atentamente para melhor avaliar na hora de escolher quem vai lhe representar no parlamento.
Que mesmo assim, apesar do desafio os nossos edis usem a tribuna com toda a capacidade e força de vontade. Que construam seus mandatos sobre a busca do aperfeiçoamento e do crescimento enquanto parlamentares e que cresçam com o passar do tempo dando orgulho aos seus eleitores. Que enfrentem com determinação a tribuna extraído de lá o melhor na hora de expor ideias, projetos, indicações e defesa de opiniões sem perder o decoro.

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: