Início » DESTAQUE » Carnaval em Manaus encerra com redução de 34,5% na ocorrência de crimes, aponta balanço da SSP-AM

Carnaval em Manaus encerra com redução de 34,5% na ocorrência de crimes, aponta balanço da SSP-AM

Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.358 outros seguidores


As ocorrências de crimes no período de Carnaval em Manaus caíram 34,5% este ano, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), que reuniu a cúpula da área em entrevista coletiva na sede do órgão, no bairro de Flores, zona centro-sul. A maior redução foi no número de homicídios, que este ano, da última sexta-feira, 8 de fevereiro, até a manhã desta quarta-feira, foi 57,89% menor que nos seis dias de Carnaval de 2012.
De acordo com os dados da SSP sobre a Operação Carnaval 2013, foram registrados oito homicídios entre os dias 8 de fevereiro e a manhã desta quarta-feira. Em 2012, foram 19 homicídios no período de Carnaval. Também foi menor o registro de tentativa de homicídios, que saiu de nove no ano passado para cinco neste ano, uma queda de 44%. As estatísticas mostram, ainda, redução de 40,4% no crime de lesão corporal dolosa, de 34,5% no número de furtos e de 25,6% em roubos.
 
No trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) realizou cerca de 5 mil abordagens a veículos, com a emissão de 493 autos de infração, além  da apreensão de 273 veículos e de 48 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) no período. Foram contabilizados, ainda, 49 registros de alcoolemia positiva nas operações do órgão na cidade.
Na Operação Carnaval 2013, o sistema de Segurança Pública do Amazonas contou com cerca de 7 mil servidores, entre policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Detran-AM, que atuaram durante as festividades em todas as zonas da cidade, cobrindo os eventos carnavalescos com maior público, incluindo bandas de rua, Desfile das Escolas de Samba e Carnaboi.
Somente a Polícia Militar destinou diretamente cerca de 4,5 mil policiais em Manaus, do Batalhão Especial de Eventos, criado este ano especificamente para atender as festividades do período de Carnaval.O novo batalhão é formado por policiais que atuam na área administrativa e alunos-oficiais, que fizeram policiamento nos eventos de rua, como as bandas de Carnaval. No interior, a Polícia Militar também intensificou o policiamento, com reforço nos municípios de Tefé, Maués, Parintins e Presidente Figueiredo.
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, este ano um dos diferenciais da Operação Carnaval 2013 é o programa Ronda no Bairro, que já cobre toda a cidade e que reforçou o trabalho realizado pelo Batalhão de Eventos.Além do Ronda no Bairro, o secretário destacou o planejamento de segurança feito para o período, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reuniu todas as instituições públicas envolvidas na operação de segurança pública durante do Carnaval.
“Nós atribuímos esse resultado a um planejamento bem articulado entre as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran. Além é claro da estrutura que o governador Omar Aziz montou com o programa Ronda no Bairro, com equipamentos e delegacias a contento da população”, destacou o coronel Vital.

Para o secretário, os indicadores mostram que este foi um dos carnavais mais tranquilos dos últimos tempos. “Em todas as bandas, os desfiles no Bumbódromo, perímetro externo,residências, tivemos uma grande cobertura do sistema de segurança. A população amazonense teve um Carnaval que, ao final, podemos dizer que pôde ter seu entretenimento, seu momento de lazer, com tranquilidade, com segurança, que foi o que mais o governador Omar Aziz nos recomendou”, frisou o secretário.
Trânsito sem vítimas fatais na capital–A diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, avaliou como positivo o balanço da Operação Carnaval 2013, que não registrou vítimas fatais de acidentes de trânsito em Manaus. Em todo o Estado, houve registro de uma vítima fatal na rodovia AM-070, contra sete registradas em 2012. “Nós acreditamos que o tripé conscientização, educação de trânsito e ação preventiva e fiscalizatória, mais todo o planejamento que foi executado pelo Gabinete de Gestão Integrada, culminou nesse resultado”, destacou Mônica Melo.
Segundo a diretora-presidente do Detran-AM, a produtividade dos agentes do órgão também ajudou a retirar das ruas condutores desabilitados ou alcoolizados. “Passamos de 1.900 abordagens de trânsito no ano passado para 5 mil este ano”, destacou Mônica Melo.
Tranquilidade também no Sambódromo -Os cinco dias de evento no Sambódromo, sendo três para os Desfiles das Escolas de Samba e dois para o Carnaboi, seguiram um clima de tranquilidade, sem ocorrências graves registradas no GGI, instalado no Centro de Convenções em todo o período do Carnaval.
Nos dois dias de Carnaboi, 11 e 12 de fevereiro, mais de 130 mil pessoas estiveram no Sambódromo. No encerramento, na madrugada desta quarta-feira, dez atrações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso comandaram os shows nos trios elétricos e embalaram os foliões apaixonados pelo ritmo amazonense na última noite de Carnaval.
Seguindo os trios elétricos vestidos com o tururi, a camisa personalizada dos artistas dos bumbás, os foliões assistiram aos shows da banda Kamaiurá, Márcio do Boi, banda Garantido Show, Marujada de Guerra, Sebastião Junior, Edilson Santana, Márcia Siqueira e Carrapicho, Tony Medeiros e Renato Freitas.
A rivalidade deu o tempero da festa e alimentou o clima de descontração entre os brincantes. O aposentado José Raimundo vibrou durante a apresentação da Marujada de Guerra, que além do show em cima do trio elétrico levou para a pista da avenida do samba performances com ítens do boi azul como o pajé. “É show. Caprichoso onde chega dá show e não tem para ninguém. O contrário se ilude a toa”, provocou.
Garantido de coração, a aeroportuária Natália Alencar, 26, prestigiou o Carnaboi ao lado do marido e da filha Izabela, de 4 anos. Vestidas com fantasias de fada, as duas seguiram as apresentações dos artistas do bumbá vermelho com bastante energia. “Vamos brincar. Somos Garantido, as duas. Estou gostando muito. Viemos da banda do Muncipal para cá, em ritmo total de carnaval”, disse Natália, antes de ensinar a filha a falar o nome do boi vermelho.
Tradicional no calendário de eventos do carnaval amazonense há mais de uma década, o Carnaboi renova seu público a cada ano. É o caso da engenheira agrônoma Waldelina Garcia. Acostumada a assistir a festa pela televisão, a amazonense decidiu este ano acompanhar tudo de perto. “Eu estou achando muito bonito. É uma coisa que antes eu só tinha visto pela televisão, mas agora, ao vivo, é uma experiencia inexplicável”, contou.
Para a realização do Carnaboi, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, investiu cerca de R$ 1,7 milhão na montagem de toda a estrutura do evento, incluindo ainda a feira do tururi. Segundo a diretora de eventos da Secretaria de Cultura, Natália Mene, a resposta do público é extremamente satisfatória. “Esse é um evento que é sucesso absoluto de público, tem um público fiel. Se tivesse mais um dia, com certeza teria mais gente para prestigiar. Agora, o trabalho é pensar na próxima edição”, declarou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: