Início » GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS » Desfile das Escolas de Samba de Manaus termina com índice zero de grandes ocorrências no Sambódromo

Desfile das Escolas de Samba de Manaus termina com índice zero de grandes ocorrências no Sambódromo

Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.358 outros seguidores

Neste ano, o desfile das Escolas de Samba de Manaus, que encerrou no início da manhã deste domingo, dia 10 de fevereiro, com a apresentação das agremiações do Grupo Especial, teve como marco o índice zero de ocorrências graves na área da Segurança Pública, devido ao forte esquema de segurança montado pelo Governo do Amazonas e executado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), que coordenou as ações das polícias Militar e Civil, Bombeiros, Detran e demais secretárias e órgãos envolvidos com as festas de Carnaval.


Cerca de mil policiais militares e civis, 100 bombeiros e 23 viaturas foram empregados na operação de Carnaval na área interna do Sambódromo e no entorno. Em toda a cidade, a segurança contou com um efetivo de 4,5 mil homens, que continuarão atuando até a Quarta-feira de Cinzas, dia 13.

O forte esquema de segurança também mantido em toda a cidade de Manaus resultou na redução de 55% dos crimes nos primeiros três dias de Carnaval (dias 7, 8 e 9 de fevereiro) comparado com o mesmo período do ano passado, segundo informou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a partir de estatísticas do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ele ressalta que o policiamento foi reforçado em todos os bairros onde eventos carnavalescos estão sendo realizados.


De acordo com a SSP, no geral, comparado com 2012, os homicídios caíram 30%; os casos de lesão corporal baixaram 40%; os roubos, 51%; e furto, 63%. “Com esses dados, podemos dizer que esse foi o Carnaval mais seguro dos últimos três anos. Devemos a isso à implantação do Ronda no Bairro em todas as zonas de Manaus”, disse. Vital destacou ainda a atuação da Polícia Militar, que, de forma inovadora, criou o Batalhão de Eventos, com efetivo de policiais que atuam na área administrativa e os alunos-oficiais da corporação.

Tranquilidade nos desfiles – A festa promovida pelo Governo do Estado no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), na zona centro-oeste, iniciou na última quinta-feira com os desfiles do Grupo C. Na sexta-feira, foi a vez da apresentação das escolas dos Grupos A e B. No sábado gordo de Carnaval, o show ficou por conta das principais escolas do Grupo Especial.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, a tranquilidade nos três dias de folia é resultado de planejamento e articulação entre os órgãos do Estado com os órgãos da Prefeitura de Manaus. “Foi uma articulação muito importante com todos os órgãos estaduais e municipais de trânsito, limpeza pública, de controle de ambulantes etc. Tivemos ocorrência zero na área de segurança”, frisou, referindo-se ao fato de não ter havido homicídios ou furtos dentro e nos arredores do Sambódromo. “Mas toda a vigilância continua. A orientação do governador Omar Aziz é a manutenção permanente e rigorosa de todo o planejamento para a área de segurança, de combate a incêndio, a pânico e à violência sexual de crianças e adolescentes”, destacou Robério Braga.

Planejamento prévio – O Gabinete de Gestão Integrada, instalado no Bloco E do Sambódromo, reuniu todas as instituições públicas envolvidas na operação de Segurança Pública. As reuniões de planejamento onde foram definidos os protocolos de ações de cada instituição ocorreram desde outubro, coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM).

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, o resultado é importante reflexo também na preparação de Manaus para o Mundial de Futebol em 2014. Isso porque durante os dias de desfile foram testados equipamentos e estratégias que poderão ser aplicadas na Copa.

“Nós temos aqui observadores voltados à questão da Copa. Onde são observadas as partes tática, operacional e estratégica da operação com o mesmo molde do que deve ser implantado na Copa em 2014. Na entrada, por exemplo, todos são revistados com detector de metal, há preocupação com a contagem correta de público, enfim, são protocolos estabelecidos pela Fifa que nós estamos adotando em todos os grandes eventos para que as nossas ações saiam como se fosse um ensaio pra Copa”, finalizou.

Ronda no Bairro – Um apoio importante também contribuiu para os resultados alcançados. O Ronda no Bairro, idealizado no governo Omar Aziz, atuou de forma preventiva, com abordagens policiais em diversos pontos da cidade. Segundo o tenente-coronel Hélcio, coordenador do primeiro turno da Polícia Militar no sábado de Carnaval, o programa Ronda no Bairro funcionou com um complemento ao trabalho desenvolvido no perímetro do Sambódromo.

“Antes dos brincantes chegarem ao Centro de Convenções, eles já passam por diversas barreiras de abordagem. Isso garantiu segurança a todos os brincantes”, esclareceu o tenente-coronel.

Carnaboi – A estrutura de Segurança Pública montada pelo Governo do Estado continua a postos para atender também o Carnaboi 2013. A festa de Carnaval no ritmo de boi bumbá ocorrerá na segunda-feira e terça-feira, respectivamente dias 11 e 12 de fevereiro, e comprova o calendário intenso e diversificado de festas populares realizadas pelo Governo do Amazonas.

“Manaus tem essa qualidade. Nós temos um Carnaval diversificado com blocos de rua, escolas de samba, desfiles de fantasia, baile infantil e o Carnaboi com o ritmo e a cara da gente. Segunda e terça-feira, nós esperamos todos os manauenses aqui no Sambódromo transformado num grande Bumbódromo”, convidou o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga.

FOTOS: ALEX PAZUELLO / AGECOM


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: