Início » 10 » Primeiro dia de desfiles das escolas de samba marca abertura do Carnaval 2013, que inicia com redução de crimes em toda Manaus

Primeiro dia de desfiles das escolas de samba marca abertura do Carnaval 2013, que inicia com redução de crimes em toda Manaus

Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.358 outros seguidores


O início dos desfiles das escolas de samba de Manaus, que simboliza a abertura dos grandes eventos de Carnaval na capital, na quinta-feira, 7 de fevereiro, foi marcado pelo clima de tranquilidade no Sambódromo, onde o Governo do Amazonas montou uma operação especial de segurança. Em toda a cidade, as estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apontam também para redução da ocorrência de crimes.

No comparativo com o primeiro dia de Carnaval em 2012 (16 de fevereiro), o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) apontou, em toda Manaus, no dia 7 de fevereiro deste ano, redução de 56,3% no número de roubos e de 68,8% em furtos; diminuição de 7,4% nas ocorrências de lesão corporal e de 33,3% em homicídios. A exemplo do ano passado, não houve ocorrência de latrocínio e homicídio tentado.

No Sambódromo, o clima foi de alegria e tranquilidade. Segundo o delegado Frederico Mendes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne diversos órgãos do Governo do Estado e Prefeitura envolvidos na estrutura do Carnaval, não houve nenhuma ocorrência de grande relevância no primeiro dia dos desfiles.

A programação do Carnaval 2013 conta com um esquema de segurança reforçado nos seis dias de festejos carnavalescos. Todo o reforço envolve os desfiles das escolas de samba dos Grupos C, A e B, nos dias 7 e 8;  as escolas do Grupo Especial, no dia 9; e o Carnaboi, nos dias 11 e 12, todos no Sambódromo. No local e imediações, nestes dias, haverá um contingente de mil policiais, entre civis e militares, 130 bombeiros.

Há ainda na estrutura 120 agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e equipes de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)l, que atuarão na entrada, saída e na parte interior do Centro de Convenções, nos cinco dias de festa.

Primeiro dia de desfiles – O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Vila da Barra, da compensa, zona oeste de Manaus, abriu oficialmente os desfiles das escolas no Sambódromo, na noite desta quinta-feira, 7 de fevereiro. Ao todo, cinco agremiações se apresentaram nesta noite pelo grupo de acesso C.

Nesta sexta-feira, 8, a partir das 21h, mais 13 agremiações se apresentam, agora, pelo grupo de acesso A e B. No sábado (9) é a vez das escolas do grupo especial e, na segunda (11) e terça-feira (12) o calendário de carnaval organizado pelo Governo do Estado encerra com o Carnaboi. 

Com o samba enredo “Da vila de sapê às cidades das palhas” e trazendo uma onça gigante no carro abre-alas, a Vila da Barra levou para a avenida a história do bairro da Compensa. Nem a chuva, que foi constante durante quase todo o desfile, não desanimou os brincantes da escola.

“A água revigora as energia. É isso que vai embelezar ainda mais o nosso desfile”, disse o presidente da agremiação, Apolo Ferreira. A Vila da Barra se apresentou com 120 brincantes e, assim como todas as escolas do grupo C, briga para voltar ao grupo de acesso B.

Na sequência de apresentações, o GRES Leões do Barão Açu entrou em cena. Com pouco mais de 150 integrantes, a escola fez uma sátira com os vinhos produzidos no Amazonas. “Vinho de patoá, buriti, cupuaçu sou vinho da terra…” enfatizando que cada um deles merece tanto reconhecimento quanto aos vinhos produzidos no sul do país e até em Portugal.

“Nossa escola veio mostrar esse ano que existem muitas riquezas pouco exploradas na Amazônia. Temos certeza de que quem experimentar um desses vinhos vai se apaixonar”, acrescentou o carnavalesco da escola, Márcio Costa.

As escolas Império do Mauá, Legião de Bambas e Unidos da Cidade Nova também se apresentaram na disputa por uma vaga do grupo de acesso B.



FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: