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Ligações para o Disque 190 geraram mais de 283 mil atendimentos a ocorrências policiais em 2012

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Balanço divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) atendeu 283.960 chamadas do cidadão ao Disque 190 pedindo atendimento da Polícia Militar. As zonas norte e leste, as mais populosas de Manaus, concentraram 59% do total das demandas.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, explicou que as ocorrências são recebidas pela central de atendimento no 190 e despachadas para as guarnições da Polícia Militar, ou encaminhadas às unidades especializadas da Polícia Civil, dependendo da situação.
Estatísticas do Ciops apontam que as principais ocorrências registradas em 2012 foram de atitude suspeita, ameaça, perturbação da tranquilidade e da ordem, lesão corporal, roubo e furto, brigas e acidentes de trânsito.
Vital ressaltou que nem todas as chamadas atendidas no Ciops geram despacho de viaturas ao local. “Nossos atendentes identificam ligações que são trotes e ainda várias chamadas sobre um mesmo fato, quase sempre de pessoas que estão presenciando ou tomaram conhecimento de determinada ocorrência. Essa seleção é importante para acelerar o atendimento e evitar desperdício de tempo e recursos”, disse o secretário.
Do total de 1.741.041 ligações recebidas pelo Ciops em 2012, mais de 30% foram identificadas como trotes. “No Amazonas, o número de chamadas atendidas pelo 190 e que geram despacho de viaturas fica em torno de 10%, dentro dos padrões nacional e internacional para a prestação desse serviço”, disse o secretário de Segurança Pública.
Participação cidadã – Para o coronel Vital, quando o cidadão liga para o 190 precisando de atendimento ou informando sobre crimes e a ação de criminosos, acaba contribuindo bastante para o bom trabalho da polícia e da segurança pública. “A participação da população nesse processo é fundamental para o sucesso do programa Ronda no Bairro, que pratica a filosofia de policiamento comunitário. A quantidade de ligações que estamos recebendo, diariamente, mostra a credibilidade que o cidadão tem na polícia”, disse.
O secretário acrescenta que a implantação do Ronda no Bairro, projeto do governador Omar Aziz, mudou o cenário de atendimento pelo Ciops porque agora a população tem também o contato direto com o telefone das viaturas que estão distribuídas a cada três quilômetros do território de Manaus.  “Nessa modalidade de policiamento comunitário, o cidadão pode ligar direto para a viatura e solicitar o policiamento para atender uma ocorrência”, afirmou Vital.
Campanha contra o trote – De acordo com o diretor do Ciops, coronel Raimundo Oliveira Filho, a SSP já determinou que o órgão realize campanha educativa de combate aos trotes pelos telefones de emergência 190 e 193, do Corpo de Bombeiros. “De 2011 para o ano passado melhoramos bastante nosso sistema de atendimento e controle das chamadas que chegam pelo 190 e 193. Hoje, mais de 90% dos trotes conseguimos identificar ainda na triagem de atendimento da chamada telefônica, evitando o envio de viaturas para falsa ocorrência”, disse.
O diretor fez questão de lembrar que o trote é crime previsto no Código Penal. “Quem liga para o 190 fazendo um trote comete comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340. Além disso, um trote pode impedir o atendimento a uma pessoa que está realmente necessitando”, afirmou.
Oliveira Filho disse ainda que a recente reforma que o Governo do Estado fez nas instalações do Ciops para acomodar as tecnologias do Ronda no Bairro aumentou o número de atendentes e melhorou a capacidade de atendimento à população.
Sobre o Ciops
A partir deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão da SSP, começa a receber novas obras e equipamentos que vão prepará-lo para funcionar como o Centro de Comando e Controle das operações na Copa do Mundo de 2014.


FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM


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