Susam monta postos para atendimento emergencial de saúde no Bumbódromo


A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) começou a montar, nesta quarta-feira, dia 27 de junho, dois postos de saúde para atendimento emergencial da população no Bumbódromo de Parintins. O município está recebendo uma estrutura especial para assegurar o apoio médico hospitalar durante os dias do 47º Festival Folclórico. Além dos dois postos na arena, os dois hospitais da cidade receberam reforço e duas ambulâncias ficarão disponíveis para auxiliar os casos nas ruas.

O Governo do Amazonas está investindo R$ 390 mil no reforço da estrutura de saúde em Parintins. A ação envolve mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais. O estoque de medicamentos e material químico e cirúrgico foi enviado de Manaus para abastecer os hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen, que funcionarão em regime de plantão nos dias de apresentação de Caprichoso e Garantido.
“Essa é uma estrutura que permitirá atendermos em diversos pontos da cidade. No aeroporto, no porto da cidade e nas ruas, nos locais de grande movimentação de pessoas”, frisou o diretor de saúde do interior da Susam, Roberto Maia.
Clínicos gerais e especialistas nas áreas de ortopedia, oftalmologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, endocrinologia, pediatria e médicos intensivistas estarão atuando em Parintins, um total de 27 profissionais. O serviço de UTI aérea estará disponível para a remoção de pacientes com quadros graves e que necessitem de atendimento especializado na capital.
Casos mais comuns de atendimento – As experiências que a equipe de saúde do Governo do Amazonas teve em anos anteriores revelam que os casos mais comuns de atendimento dentro do Bumbódromo são relacionados à crises de hipertensão arterial e mal estar súbito, geralmente causadas por exposição excessiva ao sol, exagero na ingestão de bebidas alcoólicas e má alimentação.
Maia recomenda aos brincantes redobrar os cuidados com a saúde passando protetor solar, bebendo bastante água e fazendo as refeições ao longo do dia. “As pessoas passam o dia inteiro no sol e só tomam bebida alcoólica. É preciso ter mais cuidado, beber água e comer bastante durante o dia. Tem também as pessoas que ficam o dia inteiro na fila para entrar no Bumbódromo e acabam se descuidando. A recomendação é trazer água e alguma coisa para comer. Com isso, será possível se divertir sem riscos”, aconselhou.
Estrutura de saúde avaliada para Copa – Uma equipe do Ministério da Saúde está em Parintins e vai acompanhar a estrutura montada pela Susam para prestar o atendimento médico emergencial durante o Festival Folclórico.
O foco é a capacidade para o serviço durante a Copa de 2014. Os enviados são responsáveis por avaliar o atendimento na área de saúde em eventos de grande porte realizados no País e, neste ano, analisaram a estrutura oferecida a população nos carnavais do Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

FOTOS: NONATO DUARTE / AGECOM

Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
http://www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: