Governo do Amazonas inicia a Semana Estadual do Consumidor

O Governo do Amazonas realizou, na manhã desta sexta-feira, 9 de março, a abertura da Semana Estadual do Consumidor. Sob a orientação do governador Omar Aziz, o evento visa intensificar as atividades de esclarecimento aos cidadãos e, principalmente, aos jovens nas escolas estaduais para que saibam desde cedo os seus direitos e deveres como consumidores.


O evento foi realizado no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, s/nº, Compensa, zona oeste) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social, Nejmi Jomaa Aziz, além de autoridades e órgãos ligados à defesa do consumidor, gestores de unidades de ensino de tempo integral, alunos e professores.

De acordo com Nejmi Aziz, é importante que os consumidores estejam sempre atentos na hora de fazer a aquisição e o consumo de dos produtos, principalmente com relação ao peso e a medida. “É fundamental levar a educação voltada para o consumo consciente aos alunos da rede pública de ensino para que eles sejam nossos multiplicadores junto aos pais, levando às famílias as informações dos direitos e deveres do consumidor. E o Governo do Amazonas está cumprindo com este papel de orientar e alertar os alunos consumidores para ficarem atentos aos produtos que utilizam”, destacou.

A Semana conta com o suporte técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e conta com o apoio do Departamento do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM),que integra a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), e diversos órgãos ligados a defesa do consumidor.

Palestras em escolas – A programação da Semana do Consumidor inclui palestras educativas nas escolas e panfletagens nas principais vias da cidade. Todas as ações visam orientar o consumidor amazonense quanto aos seus direitos, promovendo, assim, o conhecimento devido para que se evitem possíveis prejuízos nas relações de consumo.

 

De acordo com o presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o órgão realiza um trabalho preventivo junto à sociedade. “Somados com as palestras realizadas nas escolas pretendemos disseminar a cultura dos direitos e deveres para que os alunos possam exercer seu papel de cidadania repassando os conhecimentos no seu meio familiar e social”, disse.

Cidadania – O secretário executivo da Sejus, Edmundo Mariano, frisou que a ideia de comemorar a Semana do Consumidor dentro das escolas é importante para o desenvolvimento da cidadania. “A partir do conhecimento gerado neste espaço, contamos com a colaboração de cada um desses jovens, a fim de influenciar no desenvolvimento da nossa sociedade, gerando uma relação sadia entre empresas e consumidores”.

O diretor do Procon-AM, Guilherme Frederico Gomes, informou que a intenção de levar o assunto para as escolas é gerar, desde já, o interesse nas crianças e adolescentes pelo consumo consciente. “Esperamos que eles saibam cumprir seus deveres e buscar seus direitos da forma correta, sempre que necessário”, salientou.

Dia Mundial do Consumidor – A data é comemorada no dia 15 de março, numa alusão ao ex-presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, que fez uma declaração ao Congresso americano, no dia 15 de março de 1962, reconhecendo os direitos dos consumidores. A declaração tornou-se modelo para todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Programação

Dia 12 (segunda-feira), das 9h às 10h, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA – rua Ramos Ferreira, nº 875, Centro, zona sul).

Palestra: “O Código de Defesa do Consumidor”.

Palestrante: Guilherme Frederico (Diretor do Procon-Amazonas).

Dia 13 (terça-feira), das 15h às 16h, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco (travessa Anderson de Menezes, s/nº São Jorge, zona oeste).

Palestra: “O Consumidor e a Cidadania”.

Palestrante: Dra. Sheyla Andrade (Promotora de Justiça da 81ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual).

Dia 14 (quarta-feira), das 9h às 10h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) – Marcantonio Vilaça II (avenida Max Teixeira, s/nº, Cidade Nova, zona norte).

Palestra: “Vícios do Produto e do Serviço”.

Palestrante: Christiano Pinheiro da Costa (Defensor Público Estadual especializado em Direito do Consumidor).

Dia 15 (quinta-feira), das 8h às 9h, nos terminais de ônibus e cruzamento de ruas.

Panfletagem nos terminais T5 (São José) e T3 (Cidade Nova) e nos cruzamentos da avenida Djalma Batista com rua Pará (ao lado do posto 700); e avenidas Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro.

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: