De acordo com o diretor-presidente da FVO, Aldemar Affonso, há opções de modalidades nos horários matutino e vespertino. “Para os estudantes do turno da tarde, os pais devem procurar a Vila Olímpica no horário da manhã, das 8h às 10h, para realizarem a matrícula. A mesma regra vale para os estudantes da manhã, os pais devem comparecer no horário da tarde, das 14h às 16h”, disse. Para a inscrição são necessários cópia de certidão de nascimento, duas fotos 3×4 e declaração de vínculo escolar (ano 2012), além do pagamento de uma taxa no valor de R$ 10.
No caso das vagas para a modalidade de natação, o diretor-presidente da FVO afirma que é necessário que o aluno faça um teste de aptidão. “Como não temos tanque de iniciação, específico para crianças que não tem noção do esporte, estamos realizando um teste em que o candidato tem de flutuar sobre a água sem o auxílio de boia. O objetivo é polir este aluno e, quem sabe, provocar nele o espírito de atleta”, frisou.
Os irmãos Ítalo Freitas, 10, e José Igor, 12, realizaram o teste nesta segunda-feira e estão aptos para o esporte. Na expectativa para as aulas que começam no dia 27 deste mês, eles já prometem dedicação. “Eu vou me esforçar para a competição estadual que acontece no meio do ano”, planeja José Igor. “Se eu me sair bem neste esporte, poderei participar de grandes competições estaduais e regionais”, observou Ítalo.
Renovação – Os alunos que participaram da escolinha em 2011 e desejam continuar, precisam renovar a matrícula. Para a renovação é necessário apresentar a carteirinha quitada referente ao mês de novembro de 2011, uma vez que, em dezembro, último mês das atividades da escolinha, ocorre a isenção da taxa. Desde o início já foram atendidos pelo Programa de Iniciação Desportiva mais de 46 mil alunos. Revelar talentos para o esporte de alto rendimento é um dos objetivos da Escolinha da Vila. Os alunos que se destacam são enviados para as federações amazonenses para treinar e competir em nível nacional.
FOTOS: ALFREDO FERNANDES