Governo do Estado vai otimizar ocorrências de casos de violência contra o idoso

A proposta de realizar um trabalho em rede será o principal tema do encontro que o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), promove nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, das 8h às 12h, no auditório do órgão (avenida Darcy Vargas, nº 77, bairro Chapada, zona centro-sul), com os representantes dos órgãos de promoção da garantias de direitos do idoso para discutir a otimização, no Amazonas, das ocorrências de violação de direto recebidas pelo serviço Disque 100, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (Sendh), órgão da Presidência da República.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Jorge Wagner Lopes, coordenador da reunião, participarão representantes do Comando Geral da Polícia Militar, Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso, Tribunal de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Fundação Dr. Thomas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejus), Secretaria Municipal de Assistência Social de Desenvolvimento Humano (Semasdh) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo Jorge Wagner, o serviço Disque 100 é voltado exclusivamente para denunciar violência sexual contra crianças, mas desde dezembro de 2010, passou a receber também casos de violação de direitos contra os idosos e pessoas com deficiência. “Por conta dessa mudança e devido o serviço ser nacional, o mesmo caso está sendo apurado por mais de um órgão e, muitas vezes, certas demandas não compete àquela secretaria que atendeu a chamada e a ocorrência não apresenta resultado”, disse.

Jorge Wagner disse que o objetivo do encontro é estabelecer e estimular um trabalho em rede, definindo que tipo de ação cada órgão será responsável. “A ideia é qualificar o atendimento das ocorrências do Disque 100 no Estado e estimular o trabalho em rede. Assim, todos os setores e órgãos responsáveis vão saber o que fazer, para onde encaminhar e, até mesmo, apresentar um resultado satisfatório à SDNH em menor tempo possível” disse.

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: