Governo do Estado oferece internet sem fio e gratuita em praças e áreas do Prosamim

Depois das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), a internet gratuita já poderá ser acessada em praças e em áreas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) concluiu a instalação de links (Hot Spot’s) nas praças Heliodoro Balbi e São Sebastião, ambas no Centro, zona sul, e em cinco áreas do Prosamim. A oferta do serviço gratuito conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e faz parte do projeto Amazonas Digital, coordenado pela Prodam.

A instalação dos links foi concluída no Prosamim Igarapé de Manaus, Prosamim Parque Jefferson Péres, Prosamim do Mestre Chico, todos na zona sul, e no Prosamim do Alvorada, zona centro-oeste, e Prosamim do São Raimundo, zona oeste. Nestes locais, utilizando qualquer dispositivo com capacidade para internet móvel (Wi-Fi), o usuário poderá ter acesso livre e ilimitado à rede mundial de computadores com velocidade de 2megabits.

O especialista em processamento de dados da Prodam, João Guilherme, acrescentou que o acesso é simples. “Ao localizar a rede sem fio pelo celular ou qualquer aparelho com internet móvel, o próprio usuário realiza seu cadastro, fornecendo apenas o número de CPF, um nome de usuário e senha criada por ele mesmo”, explicou Guilherme.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Thiago Paiva, a oferta de acesso gratuito em praças e áreas públicas como as do Prosamim segue orientação do governador Omar Aziz de promover a inclusão digital, oferecendo à população a oportunidade de dispor do serviço de internet de forma rápida e gratuita. Ele informou que, até março, todos os PACs, que dispõem do serviço de internet sem fio desde o início de janeiro deste ano, ganharão espaços especialmente planejados (baias) para receber os usuários de computadores portáteis (laptops e netbooks), com maior conforto. “Independente do espaço físico, o cidadão terá acesso ao sistema, estando em um raio de até 300 metros de distância do PAC”.

Morador do bairro Vila da Prata, Daniel Oliveira, 20 anos, diz que a oferta de internte gratuita pelo Governo aos usuários dos PACs permite economizar tempo e diminuir dificuldades do dia a dia. “Este serviço deveria ser estendido a outros locais, como por exemplo, delegacias, prontos-socorros, aeroportos, etc.”.

Thiago Alcântara, 27 anos, morador do D. Pedro, é outro beneficiado com o sistema de internet gratuita. Ele utiliza, quase todos os dias, o PAC Compensa para resolver problemas e destaca que, agora, também poderá resolver outros problemas simultaneamente. “Este serviço otimiza tempo e agiliza compromissos”, frisa.

Moradora da Compensa, Joicelane Alves, 19 anos, afirma que é louvável a iniciativa do Governo do Estado em disponibilizar internet gratuita nos PACs. “Tudo é muito fácil e rápido. Para ter acesso, basta conectar o laptop, celular ou tablet, solicitar a conexão e redirecionar para um pré-cadastro”.

O diretor-presidente da Prodam destacou que a próxima etapa da implantação do Amazonas Digital, a ser executada ainda neste semestre, será a ampliação do serviço para os Centros de Convivência da Família, em parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), e para as escolas da rede pública estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação.

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: