EM COARI: DECLARADA GUERRA ENTRE MITOUSO E MÉDICOS

Os médicos pertencentes à rede municipal de Saúde do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) foram ao Jornal A critica declarar que estão em estado de greve. Segundo eles, a prefeitura do município não disponibiliza aos profissionais da cidade suprimentos mínimos para a execução de atendimentos ao pacientes. A falta de investimentos no setor de saúde em Coari, já teria até resultado no óbito de uma paciente na semana passada. De acordo com o médico de pronto atendimento de Coari, Ecir Ferreira Mendes, a falta de suprimentos – que vão de soro fisiológico a dipirona – é a ‘ponta do iceberg’ de uma situação caótica vivida pela população local.


Servindo para pronto-atendimento o Hospital Regional de Coari, que atende uma demanda de 250 a 300 pacientes ao dia, apresenta problemas estruturais e falta de equipamentos, como o desfibriladores.

“Semana passada perdemos uma moça porque simplesmente o ventilador mecânico entrou em pane e não pode controlar o seu estado térmico. Em três conversas com os representantes da prefeitura, mostramos a eles que a situação é extrema, chegamos a ficar sem material até para pontear os ferimentos dos atendidos”, ressaltou o médico, que também alerta para a precariedade no atendimento médico das comunidades ribeirinhas.
Segundo Ecir Mendes, ao menos 204 comunidades rurais de Coari são praticamente excluídas do sistema de saúde. “Estamos pedindo a criação de uma equipe multidisciplinar, além da disponibilização de um barco/ lancha que possa nos levar até esses locais que por questões geográficas ficam impossibilitadas de receber um maior alcance dos atendimentos”, frisou.

Os médicos reclamam de atraso de pagamento. “Em uma decisão absurda, arbitraria e ilegal eles reduziram nossos salários. Se não bastasse isso, eles ainda não cumprem com as datas de depósito”, protestou, lembrando que quatro dos 40 profissionais que se colocaram contra as medidas da prefeitura foram recentemente desligados de seus cargos.

O CONTRA-ATAQUE DE MITOUSO

Como sempre, Mitouso respondeu ao A critica dizendo que está tudo bem. Que o sistema de saúde em Coari é o melhor do Amazonas. E que os médicos demitidos estão fazendo política. Como sempre a culpa dos problemas da administração é de terceiros e não dele. Veja:

A culpa é do Evandro (ex-Secretário de Administração)


Segundo o prefeito, o motivo da não renovação desses respectivos contratos é de que foram detectadas distorções legais, com vantagens salariais aprovadas pelo ex-secretário de administração do município (Evandro Morais), que elevam esses salários acima do teto constitucional, atingindo valores de até R$ 25 mil reais.

Tem médico querendo usar a dor do povo pra fazer política


Foi-se o tempo em que Mitouso dizia que cobrar direitos era uma atitude legítima. Agora qualquer um que ouse exigir seus direitos; está fazendo política partidária.  Disse Mitouso: “Fazemos saúde, enquanto tem médico querendo usar a dor do povo pra fazer política”.  Os profissionais de saúde estariam perseguindo politicamente o prefeito. O que será que a população pensa disto?

UMA NOVIDADE NISSO TUDO: PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS


Eu já escrevi aqui no blog que na maioria das vezes a Prefeitura de Coari só funciona no empurrão. É necessário o problema se agigantar e criar uma crise, e aí vir alguém à público fazer sérias críticas para que o gestor da prefeitura tome alguma iniciativa. Tem sido assim estes dois anos. Não foi diferente neste caso.

Foi necessário os médicos reivindicarem. Jogarem a sujeira no ventilador. Serem demitidos para que a Prefeitura de Coari publicasse o edital para a contratação de novos médicos. Vamos ver como isto vai ser. Veja os detalhes do EDITAL AQUI.









Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

6 opiniões sobre “EM COARI: DECLARADA GUERRA ENTRE MITOUSO E MÉDICOS

  1. se ele faz processo seletivo as pressas, justamente comprova o alegado, que ta sem profissiconal e condiçoes da saude funcionar em coari, e so quem fala em politica é o proprio infeliz do mitouso

  2. Senhores, coari está prestes a vivenciar um apagão médico!!! A prefeitura está cometendo um crime federal! contratando médicos sem registros e sem reconhecimento do conselho federal de medicina! Já temos uma boa parcela dos médicos do município que trabalham dessa forma irregular. Eles querem economizar onde não pode. espero que o próprio prefeito não sofra um infarto e precise ser atendido por médicos não crdenciados… talvez nessa hora ele perceba que vez besteira….

  3. Nessa guerra contra os médicos o prefeito e sua corja vão perder. Existe muita irregularidade no hospital e nos postos de saúde… vamos começar a denunciar uma por uma… vamos ver como ele vai explicar o escândalo do serviço de esterelização do hospital que não existe!! Povo de Coari!! Acorda!! Quem vai ser atendido no hospital pode sair de lá contaminado com HIV, hepatite e outras coisas… Não há material 100% estéril no hospital. O caso foi abafado, mas o dossiê com as irregularidades já está nas mãos dosecretário de saúde do estado!!!! E agora bigode???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: