Pacientes da Policlínia Codajás já receberam 40 mil kits para estomias

 O Governo do Amazonas supera a marca de 40 mil itens para tratamento de estomias  intestinal e urinária. Nesta sexta-feira (11), no encerramento da Semana da Pessoa Estomizada, cerca de 500 pacientes estomizados (que passaram por procedimento cirúrgico para abertura de um órgão) receberam 2.300 kits com equipamentos. Os beneficiados são atendidos pelo Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid) da Policlínia Codajás, referência nesse tipo de assistência na rede estadual de saúde.
A Semana da Pessoa Estomizada, que também contou com exposições e orientações sobre os cuidados com o procedimento cirúrgico, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as necessidades das pessoas estomizadas e destacar a importância do tratamento especializado.
Todos os meses, a Policlínia Codajás entrega os kits com equipamentos e medicações aos pacientes atendidos pelo programa, além de oferecer acompanhamento médico, psicológico e nutricional. “Todos são entregues gratuitamente. Em contrapartida, solicitamos que os pacientes façam um tratamento sistemático conosco. Eles não vêm só em busca de equipamentos, mas para fazer a avaliação com a equipe multidisciplinar”, explicou a coordenadora do Paid, Josenira Almeida.
De janeiro a outubro deste ano, já foram entregues 40.153 itens para tratamento de estomias intestinal e urinária. Segundo Almeida, por mês um paciente chega a utilizar entre 10 e 15 kits com os equipamentos para a coleta das eliminações e medicações para os cuidados e higienizações necessárias na área ao redor do procedimento cirúrgico.
A aposentada Dulce Souza da Cunha, 70, recebe desde 2004 os equipamentos para a estomia que precisou fazer após um tratamento de câncer. Sem o acesso gratuito, a aposentada teria de desembolsar por mês cerca de R$ 600 para poder tomar os cuidados necessários. “É importante demais. Não sei se eu ainda estava vivendo sem isso, porque é muito caro. Mas, graças a Deus, desde que eu comecei a receber as bolsas, nunca me faltaram”, disse.
A dona de casa Maria do Carmo Silva também destacou a importância do Paid. “São materiais muito caros e, por serem muito importantes, não podem faltar. A gente fica muito aliviada de saber que vai ter isso gratuitamente. É uma ajuda do Governo que a gente tem mesmo é que agradecer”, disse ela, que recebe o kit para entregar ao pai dela. 
Das pessoas beneficiadas com a entrega gratuita do kit, 320 são pacientes temporários, que utilizarão os equipamentos provisoriamente, e 178 usuários definitivos.
A estomia é uma intervenção cirúrgica que auxilia o organismo humano a funcionar em casos de doenças como o câncer, por exemplo. “Elas são relizadas em função de tumores, traumatismos por arma de fogo, arma franca, acidentes automobilismo e outras patologias, que por acaso fazem com que haja a necessidade de desviar esse transito”, explica Almeida.



Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: