VISITA A COMUNIDADE RURAL DE COARI

 Este final de semana, o bachareal em ciência política, comunicador e autor deste blog esteve cumprindo agenda na Zona Rural do município de Coari. O objetivo da viagem foi levantar informações sobre a realidade em que se encontram as comunidades rurais e a qualidade de vida dos comunitários. A visita parte do princípio de que só é possível saber a realidade das pessoas, convivendo, tendo contato direto com a realidade.

Um dos maiores desafios para o homem rural é conciliar a realidade de viver em seu habit natural, produzir meios necessários para a sua subsistência e ter condições de educar seus filhos. Este último aspecto depende do município e a estrutura que possa fornecer para tal. A grande realidade é que em Coari a educação na Zona Rural está em estado de precariedade total.


PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO

Para ter ideal da gravidade, no Rio Copeá por exemplo, onde tive a oportunidade de conversar com comunitários, um pai de família informou que há comunidades em que as crianças ficam até 2 meses sem professores e sem aulas. Outra precariedade é a quantidade de merenda escolar, insuficiente para atender a demanda das escolas, mesmo vindo recursos federais suficientes para uma merenda de qualidade na rede municipal de ensino que não compreende apenas a Zona Urbana, mas a Zona Rural também.

Poucos minutos antes de chegar a comunidade rural. O pôr-do-sol completa a imagem.

MENTIRAS E ABANDONO

Outro aspecto levantado na viagem é a rejeição ao nome do prefeito de Coari Arnaldo Mitouso. Os moradores da Zona Rural se sentem enganados e abandonados. Enganados porque as promessas de ampliar programas sociais e fomentar a produção rural não aconteceu e abandonados porque a estrutura mínima de saúde, educação e atenção as comunidades não estão funcionando.

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

3 opiniões sobre “VISITA A COMUNIDADE RURAL DE COARI

  1. Você não precisa ir até lá para ver a realidade. Vai se deparar com um abandono total e um verdadeiro descaso com os ribeirinhos cidadãos coarienses. Mas esse descaso não é de hoje, é fruto de um descaso trazido por anos e anos se arrastando.Entra político e sai político e a situação do povo ribeirinho permanece a mesma, vivendo de forma rudimentar e sem esperança e qualidade de vida.Promessas e mais promessas políticas a cada ano eleitoral. Será se vão continuar se utilizando na necessidade desse povo para poder consiguir chegar ao poder? Acho que não precisa ser cientista político pra responder essa pergunta.

  2. Tá em campanha!!! Mas tudo bem vc é competente merece ser vereador , só não precisa dar pernada no ADAIL , RODRIGO, HENRIQUE e ADÃO: pois existem muitos comentários cuida da tua campanha e esquece as pernadas, pois assim vc será um vencedor. vc está atrapalhando o ADAIL com a ganância do teu Pastor. Boa Sorte meu amigo vc será sim vereador mais não deixe que fiquem sabendo do que aconteceu com o PSD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: