Combate ao câncer de mama e colo de útero terá caminhada neste sábado

Abertura da programação do Outubro Rosa, nesta sexta-feira, contou com a participação da primeira-dama Nejmi Aziz 
         Um abraço simbólico no entorno da sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon)  marcou o início, na manhã desta sexta-feira (30), da programação do Outubro Rosa – mês da mobilização mundial de combate ao câncer de mama e colo de útero. Neste sábado, 1º de outubro, centenas de pessoas também participam da caminhada contra o câncer, com concentração no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro, às 16h. 
         A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, apoiadora frequente das campanhas de prevenção à doença, acompanha a programação do Outubro Rosa que, em Manaus, é organizada pelo Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), com o apoio do Governo do Amazonas. Nejmi, que neste ano foi eleita madrinha do Dia Rosa de Combate ao Câncer, evento que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, destacou o compromisso do governador Omar Aziz em ampliar a rede de assistência à saúde para combater, principalmente, estes que são os tipos de câncer que mais matam mulheres no Amazonas e no Norte do país. 
          “Já estamos com 12 mamógrafos em fase final de aquisição, logo, a partir do primeiro trimestre do ano que vem, os equipamentos já estarão atendendo nas regiões mais extremas do Amazonas. Além disso, os mamógrafos que irão completar a cobertura total do exame de mamografia no Estado, segundo o governador Omar, já estão em processo de licitação”, informou a primeira-dama. Os aparelhos adquiridos vão atender inicialmente 12 municípios do interior do Estado.
         Casos no Amazonas – Para a primeira-dama, o ‘Abraço Humano’ na FCecon representou um ato simbólico de sensibilidade a um problema de saúde pública, contra o qual o Governo do Estado tem priorizado ações de assistência.  De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 2.590 novos casos de câncer em mulheres em 2011, dos quais 870 serão de mama e colo uterino, o equivalente a 32% do total.
         “Este é um momento de chamar atenção das mulheres acima de 40 anos a realizar o exame de mamografia. E usando o laço rosa cada mulher poderá sensibilizar a outra para esta prevenção”, disse Nejmi. 
            Na FCecon,  a estatística aponta 1.426 neoplasias malignas diagnosticadas em 2009 e 1.172 em 2010, com redução de 17,8% entre um ano e outro. De acordo com a fundação, no caso do câncer de mama foram registrados 324 novos diagnósticos em 2009, contra 248 no ano passado (- 23,5%). Já o câncer de colo uterino passou de 218 casos em 2009 para 205 (-6%).
         Iluminação de monumentos – O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o evento tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos. 
         Na capital amazonense, estão confirmadas as iluminações nos seguintes locais: FCecon (Dom Pedro, zona centro-oeste), Assembleia Legislativa do Amazonas (avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona centro-sul), Arena Amadeu Teixeira (Dom Pedro, zona centro-oeste), Instituto Dona Lindú (avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona centro-sul) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns desses locais, haverá distribuição de material educativo.
         Além disso, Parintins (a 369 km de Manaus) também participará do movimento neste ano, iluminando o Bumbódromo e o Centro de Saúde Waldir Viana. Outros municípios que participarão são Coari (a 370 km da capital), cujos pontos a serem iluminados são o Cristo Redentor e a Policlínica; Borba (distante 150 km de Manaus), com a Estátua de Santo Antônio e o novo hospital da cidade. Manacapuru, Maués e Tabatinga também confirmaram, mas os locais ainda estão sendo definidos.
         “Além da iluminação conjunta, cada município terá uma agenda diária voltada às causas câncer de colo do útero e mama, tais como realização de exames preventivos, mamografias, palestras educativas, entre outros”, explica a diretora do DPCC, enfermeira Marília Muniz.
         Ação se estende às presidiárias – Como parte da programação do Outubro Rosa, informa Marília, dia 13 de outubro as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e Centro de Manaus, respectivamente, realizarão seus exames preventivos (Papanicolau) e mamografias, e participarão de palestras educativas sobre o câncer de colo uterino e de mama.
         Além disso, fará parte da programação do Outubro Rosa, dia 28 de outubro, o “Treinamento para preenchimento de dados nos formulários padronizados do Siscolo (Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero) e Sismama (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama)”, voltado para profissionais das UBS que realizam a coleta do exame citológico do colo uterino e solicitam exames de mamografia.
Programação de atividades (outubro) 
Dia 1º – Às 16 horas. Caminhada no Centro de Manaus. Concentração Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas 
Dia 4º – Às 18h, será feito o lançamento oficial simultâneo do Outubro Rosa em Manaus, Parintins, Coari, Manacapuru, Maués e Tabatinga, e nas demais capitais brasileiras. 
Dia 13 – Exames preventivos e palestras serão realizadas para as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e Centro de Manaus.
Dia 28 – Treinamento para preenchimento de dados nos formulários padronizados do Siscolo (Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero) e Sismama (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama) para profissionais das UBS.

 


Fotos: Herick Pereira / AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: