Plantio de 15 mil mudas de plantas em áreas do Prosamim

A Unidade de Gerenciamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (UGPI/Prosamim), do Governo do Amazonas, promove até o final do ano o plantio de 15 mil mudas em todas as áreas da cidade beneficiadas pelo programa. De acordo com o biólogo e coordenador do projeto, Weber Vieira, a arborização corresponde ao cumprimento da etapa ambiental do Prosamim. Na tarde desta segunda-feira (26), 200 mudas foram plantadas no Parque Residencial Paulo Jacob, entre a avenida Sete de Setembro e rua Ipixuna, no Centro.
            “Estudos comprovaram que a sensação de calor em Manaus varia de local para local conforme a quantidade de árvores existentes nas imediações. Baseado nisso o Prosamim pretende transformar suas praças e parques em grandes bosques onde a sensação de calor deve ser bem menor do que é hoje”, disse Weber, ao destacar que nos últimos cinco anos, o Prosamim já realizou o plantio de aproximadamente dez mil mudas nos conjuntos habitacionais Nova Cidade, João Paulo, Parque Residencial Manaus e Professor José Jeferson Carpinteiro Perez.
            No Parque Residencial Paulo Jacob, no Centro, foram plantadas, em comemoração à semana da árvores, 200 mudas de plantas como açaizeiros, acerola, palmeira merrille, pau pretinho, jutairana, mogno, seringueira, abacaba, jambo e pitanga. A ação contou com a participação da banda da Polícia Militar. Na ocasião, os moradores do Prosamim foram os jardineiros do parque.
            A participação da comunidade, segundo o coordenador do Prosamim, Frank Lima, é de extrema importância para manutenção da paisagem. “As mudas serão cercadas e regadas pela comunidade. Cada comunidade tem uma liderança que vai coordenar e distribuir o material necessário para conservação”, disse Lima, ao destacar que o projeto de arborização segue orientação do governador Omar Aziz de elevar o bem-estar da população atendida pelo Prosamim.
            Para incentivar a continuidade desse tipo de ação junto à comunidade, o Programa realiza ainda palestras em escolas, atividades lúdicas com palhaços, grupos de dança da comunidade e apresentações teatrais envolvendo  parceiros como a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) e Grupo de Escoteiros do Estado do Amazonas.

Fotos: Nonato Duarte / AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: