Rock também terá festival promovido pelo Governo do Amazonas

            O Teatro Amazonas, palco de muitas manifestações culturais, será cenário do primeiro festival de rock realizado pelo Governo do Amazonas, com previsão para novembro próximo. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Robério Braga, durante abertura do 2º Festival Amazonas de Música (FAM), na noite de quarta-feira (21), no Teatro Amazonas. “O palco do teatro é universal, portanto, vai da ópera ao rock”, destacou Robério.
O festival de rock está em fase de planejamento pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Segundo o secretário, o evento seguirá o mesmo profissionalismo de outros eventos culturais promovidos pelo Estado, a exemplo do 2º FAM que, até o próximo domingo (25), proporcionará ao público, além da mostra competitiva, oficinas e shows no Largo de São Sebastião, no Centro.

Robério destacou que o festival atende diretriz do governador Omar Aziz em criar oportunidades, neste caso aos artistas do Amazonas. “Nossa proposta é transformar o palco e o Largo de São Sebastião em uma efervescência muito grande, de ano a ano, para que nós possamos traduzir a melhor arte dos amazonenses ou daquelas pessoas que optaram por viver e produzir na nossa terra”, frisou.
O Fórum Permanente de Música no Amazonas, ressaltou o secretário da SEC, tem contribuído para a consolidação de projetos culturais como o FAM e a divulgação de novos talentos. “É interesse do Governo do Estado que a parceria com o Fórum da Música continue sendo construída e pensando efetivamente no melhor para arte e produção cultural no Amazonas. Dessa maneira, é possível revelar talentos e consolidar um público participante dos festivais”.
A representante do Fórum, Lucilene Castro, destacou que o 2º FAM apresenta avanços. “Na primeira edição foi apenas uma mostra competitiva e algumas apresentações esporádicas. Nesta segunda edição, incluímos na agenda as oficinas e workshops para discutir temas, como direitos autorais, música e tecnologia e outros”. A programação acadêmica acontece no Centro Estadual de Convivência do Idoso de Aparecida, na rua Wilkens de Matos, s/n; no Palacete Provincial, que fica na Praça Heliodoro Balbi, no Centro; e no Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, na avenida Pedro Teixeira, 2565, Flores, Sambódromo.
A segunda edição do FAM conta, ainda, com o “Circuito Off”, que envolve apresentações nos espaços da iniciativa privada no Centro de Manaus. “Nos cinco dias do festival, após as mostras competitivas, os bares ao redor do Teatro Amazonas vão dar continuidade à noite com shows de música ao vivo, valorizando o artista local”, destacou Lucilene.
Os happy hours acontecem todos os dias, a partir das 18 horas, no Tacacá da Gisela, no Largo de São Sebastião. Nesta sexta feira (23), o cantor Salomão Rossi é a atração do evento que antecede à competição, às 19 horas, no Teatro Amazonas. No sábado (24), às 18h30, uma mostra não competitiva, também no largo, vai reunir talentos como Elisa Maia, Mirtes Melo, Bquatro, Kelly e Klinger, Alaídenegão, Underflow, Tudo pelos Ares e Rooadie.
O encerramento do 2º FAM acontece no domingo (25), às 19 horas, quando serão apresentados os dez finalistas da mostra competitiva. A atração nacional Rita Ribeiro encerra a programação do evento com o show “Tecnomacumba a tempo e ao vivo”.    
EVOLUÇÃO DO FESTIVAL AMAZONAS DE MÚSICA
2010
106 inscritos na Mostra Competitiva
30 músicas selecionadas para o Festival
2011
122 músicas inscritas na Mostra Competitiva
15 músicas inscritas na Mostra Não Competitiva
13 músicas inscritas para Shows Musicais
Total: 150 inscrições


Fotos: Nonato Duarte / AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: