Inaugurada trilha de turismo sustentável em comunidade indígena

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), inaugura neste sábado, dia 17 de setembro, a partir das 10h, a Trilha de Turismo Sustentável da Comunidade Indígena Beija-Flor, no município de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus).

A trilha está localizada no Km 70 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e faz parte do Projeto Turismo Rural na Agricultura Familiar do Estado do Amazonas (Traf-AM). O projeto foi executado por meio de um convênio entre a Amazonastur e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A solenidade de abertura terá a participação da presidente da Amazonastur, Oreni Braga, do prefeito de Rio Preto da Eva, Fullvio Pinto, além de representantes do trade turístico de Manaus e do município.

A trilha tem 1.100 metros de extensão e nela o turista poderá ver de perto a riqueza natural da biodiversidade do Amazonas. “Antes mesmo da inauguração, eu fiz todo esse percurso e percebi que ela não requer habilidades esportivas, mas é muito boa para quem busca, por exemplo, a boa forma”, explicou Oreni Braga.

Capacitação – Antes da implantação da trilha, a Amazonastur realizou várias oficinas e cursos para preparar o local e capacitar os moradores da comunidade indígena. “Além do artesanato, os indígenas poderão oferecer outro produto: a trilha. Este projeto só vem a ajudar e dar mais oportunidades para os moradores do local”, disse a presidente do órgão.

A criação desta trilha tem o objetivo conscientizar e orientar o visitante quanto à conduta para a preservação dos recursos naturais. Para adentrar ao local, o visitante terá de ser acompanhado por monitores da própria comunidade.

“Além disso, ele terá de interagir, respeitando a diversidade cultural. Por exemplo, ele só poderá tirar fotografias do local mediante a autorização previa do monitor e ainda terá de colaborar com a limpeza da trilha”, informou a titular da Amazonastur.

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: