Governo do Amazonas lança programas de Reforço Escolar e de Ensino Profissionalizante

         O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, dois novos programas educacionais. Um deles, o ‘Criando Oportunidades’ oferece aos estudantes da rede estadual de ensino com dificuldade de aprendizado aulas de reforço no contraturno escolar. O outro, em parceria com o Governo Federal e o Sistema Sesc/Senai, vai oferecer curso técnico profissionalizante.   Ambos os programas são coordenados pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Durante a cerimônia de lançamento, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, na avenida Brasil, s/nº, bairro da Compensa II, zona oeste, o governador destacou a importância dos dois programas que, segundo ele, permitem a inclusão e ajudam a preparar melhor os jovens para o futuro. 
O programa de reforço escolar está beneficiando em sua primeira fase cerca de 3 mil estudantes do Ensino Fundamental de 92 escolas públicas estaduais de Manaus. No horário em que não estão na sala de aula, os alunos recebem aulas extras, inicialmente de Português e Matemática, aplicadas por 140 monitores das áreas de Matemática, Letras e Pedagogia, contratados em regime de estágio pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). 
Segundo o governador, implantado o programa, o próximo passo será expandi-lo também para as escolas do interior. “Queremos dar igualdade de condições aos estudantes das escolas públicas que não possuem recursos financeiros para pagar uma aula de reforço e, assim, poder melhorar seu aprendizado”, justificou o governador, ao lembrar que as pessoas têm resposta diferente na sala de aula e que é preciso respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno.
         Omar Aziz destacou que os investimentos que estão sendo feitos na Educação estão ajudando o Estado a melhorar seus índices, a exemplo da entrega de notebooks para professores da capital e do interior. “Este ano 138 escolas estaduais alcançaram média igual ou superior a 500 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), contra 99 no exame anterior. Isso mostra que estamos evoluindo”, disse o governador, ao ressaltar que a meta do seu governo é colocar o Amazonas entre os primeiros colocados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 
Ensino técnico – Na presença do presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, do secretário estadual de Educação, Gedeao Amorim, e de representantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foi oficializada a parceria para a realização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado. Por meio do programa, serão oferecidas, inicialmente, 7.256 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. 
         Com as aulas programadas para iniciar em outubro, o Pronatec oferecerá mais de 50 cursos técnicos, levando oportunidades de formação para alunos da capital e dos municípios de Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. 
A ideia, de acordo com o governador, é fazer com que o aluno da rede pública possa fazer o curso no decorrer do Ensino Médio para que possa se formar e ao mesmo tempo se profissionalizar. “Temos aqui em Manaus um mercado de trabalho cada vez mais em expansão, mas falta mão de obra qualificada”, frisou Omar Aziz. O projeto, de acordo com ele, reforça o trabalho que já vem sendo realizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e que está sendo ampliado pelo Governo do Estado.

FOTOS: ALEX PAZUELLO

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: