Ipem-AM fiscaliza embarcações na orla de Manaus

Ipem-AM fiscaliza embarcações na orla de Manaus
Extintores de incêndio estavam fora das normas de segurança
           O primeiro dia de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) em embarcações que transportam passageiros para o interior do Estado, na ‘Operação Parintins’, flagrou dez extintores de incêndio com irregularidades por falta de lacre e de selo de qualidade, mangueira danificada e prazo de validade vencido. O principal objetivo da operação do órgão do Governo do Amazonas é  garantir maior segurança para quem viajará de barco para assistir ao 46º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 24 e 26.
        A operação ocorre até o dia 22 de junho e, neste primeiro dia, os fiscais do Ipem abordaram 31 embarcações e verificaram 395 extintores de incêndio. Segundo o diretor presidente do órgão, engenheiro Márcio André Oliveira Brito, o objetivo da ação é garantir a segurança no que se refere à utilização dos extintores de incêndio, para coibir possíveis irregularidades que possam colocar em risco a segurança do cidadão. “Nós realizamos fiscalização de rotina durante o ano inteiro, mas nesse período, como o fluxo de passageiros é maior por causa do Festival de Parintins, estamos intensificando”, disse.
        Os fiscais do órgão verificam se os extintores de incêndio estavam devidamente certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); a existência de selo de conformidade; o prazo de validade; a conformidade do peso com o declarado no cilindro; e o atendimento dos requisitos estabelecidos pelos Regulamentos Técnicos da Qualidade – RTQs.
        O Instituto inspeciona, ainda, os aspectos de segurança, como estado de conservação, existência de corrosão, achatamento, vazamento (nas mangueiras e componentes), a pressão adequada de utilização e se os lacres e anel de proteção possuem rupturas. Outro ponto verificado é se as empresas que realizarão a manutenção dos extintores são autorizadas pelo Ipem.
        Os donos das embarcações que estavam com os extintores de incêndio irregulares foram notificados para, no prazo de 24 horas,  apresentarem nota fiscal de reparo e recarga dos produtos, podendo ser autuados.
        Em 2010, os fiscais verificaram 1.620 extintores de incêndio, sendo que 5% estavam irregulares. De janeiro a maio deste ano, 600 extintores foram verificados e aprovados.
        Dúvidas, sugestões e reclamações o consumidor deve entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta, no horário de 8h às 16h.

Fotos: Roberto Carlos /AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: