Ministro do Desenvolvimento assegura apoio à atratividade da Zona Franca de Manaus

                O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, assegurou ao governador Omar Aziz e à bancada de parlamentares do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (1º), que vai dar apoio técnico e político na análise das emendas do Estado que serão apresentadas à Medida Provisória (MP) 534, que desonera a produção de tablets no Brasil.  Na reunião com o ministro também foi discutido o impacto da concorrência chinesa nos segmentos de motocicletas e condicionadores de ar split do Polo Industrial de Manaus (PIM).

                Participaram do encontro com Fernando Pimentel, além de Omar Aziz e a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, os deputados Silas Câmara, Francisco Praciano, Sabino Castelo Branco, Rebecca Garcia, Átila Lins, Carlos Souza e Henrique Oliveira, e os senadores Eduardo Braga, Vanessa Grazziotin e João Pedro.  O ministro reafirmou, durante a reunião, o entendimento da presidenta Dilma Rousseff de que o Amazonas não deve perder empregos e atratividade em razão da MP 534.
                Fernando Pimentel destacou o secretário executivo adjunto do Ministério, Ricardo Chesse, para acompanhar o andamento das emendas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. O ministro admitiu que houve uma falha na MP ao não definir “uma fronteira do que é tablet e o que é TV” e disse que essa questão poderá ser “corrigida no processo legislativo”, no qual assegurou manter apoio político.
                Invasão chinesa – O governador, a bancada de parlamentares e a superintendente da Suframa também alertaram ao ministro sobre os prejuízos que a importação, principalmente de produtos chineses, poderá trazer para a indústria nacional e o PIM. De acordo com levantamento da equipe técnica do governo estadual, as principais ameaças são com relação às motocicletas abaixo de 250 cilindradas, cuja produção chinesa está invadindo o mercado brasileiro, e os condicionadores de ar split. Nesse último, os importados já dominam cerca de 60% das vendas nacionais, o que também prejudica o polo de injeção plástica do PIM, que produz gabinete para o produto.
                Fernando Pimentel se comprometeu em realizar uma reunião emergencial entre as equipes da Secretaria Estadual de Fazenda e o Ministério da Fazenda para discutir uma solução para a competitividade do PIM para os dois produtos. Para Omar Aziz, mais do que garantir empregos na Zona Franca de Manaus, a adoção de medidas que salvaguardem a competitividade das motocicletas e splits representa, em última análise, proteger a indústria nacional.
                Ainda nesta quarta-feira, Omar Aziz se reúne com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar de projetos na área de Segurança Pública, e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, para também discutir compensações aos impactos da Medida Provisória 534 no PIM.
   

Fotos: Alex Pazuello /AGECOM

Publicado por Amazonas Em Destaque

Um blog com os principais fatos e destaques do Estado do Amazonas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: