Um grupo de empresários espanhóis visitou Manaus para conhecer a linha de produção artesanal amazonense. Nessa passagem, além de peças do artesanato local, o grupo El Corte Inglês encomendou quatro mil peças artesanais dos artesãos que participaram do projeto “Artesanato Sustentável do Amazonas”, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
A visita do grupo, que ocorreu no último fim de semana, teve o objetivo de aquisição de peças características do Amazonas para comercializá-las nas mais de 80 lojas que os empresários administram no continente europeu.
A missão do El Corte Inglês teve o objetivo de comprar as peças artesanais diretamente da fonte, evitando a participação do atravessador. “Tivemos a oportunidade de apresentar as peças e as técnicas que utilizamos no projeto ‘Artesanato Sustentável do Amazonas’ e isso chamou bastante atenção desses empresários, pelo compromisso que o Governo do Estado, por intermédio da Amazonastur, tem com o processo ambiental e social”, disse a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.
De acordo com a titular do órgão, os empresários espanhóis conheceram o “Artesanato Sustentável do Amazonas” por meio da APEX Brasil, coordenadora da Feira Internacional de Artesanato (FIA), que vai ocorrer em Portugal, no próximo mês. “Nós já fizemos a reserva de espaço na Feira de Portugal e, consequentemente, demos informações sobre o projeto. Daí, eles informaram ao ‘Grupo Brazil Handcraft by Minas Gerais’, que estava organizando a vinda do El Corte ao Brasil, sobre o nosso projeto, e os espanhóis compraram a ideia”, contou.
Em Manaus, com a parceria da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), o grupo realizou uma rodada de negócios com artesãos amazonenses. “Nessa rodada de negócios, todos os artesãos tiveram a oportunidade de mostrar, individualmente, seus produtos”, ressaltou Oreni Braga.
O parintinense Gumercindo Saraiva, que participou do “Programa Artesanato Sustentável” e da rodada de negócios, disse que esse tipo de ação valoriza ainda mais os trabalhos dos artesãos locais. “Só de evitar o atravessador já é um grande ganho, mas o melhor é que estamos comercializando o nosso trabalho para o mercado europeu. Isso quer dizer que a Europa vai começar a conhecer de fato a marca do artesanato amazonense”, disse o artesão.
No último dia da missão, a Amazonastur proporcionou aos empresários conhecer “in loco” a linha de produção artesanal da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Acajatuba, no município de Iranduba.
CRÉDITO DAS FOTOS: WILKERSON KUROKI/AMAZONASTUR